«Mais Partido, mais luta»,<br>apela O Militante
Está desde hoje disponível a edição de Novembro/Dezembro do boletim O Militante, que tem na capa uma mensagem central: «Mais partido, mais luta – condição para a alternativa». O texto de abertura desenvolve esta que é uma questão central que emanou do XIX Congresso do PCP e que se encontra presente num outro artigo, intitulado «Reforçar o Partido, tarefa fundamental». Para além deste último texto, preenchem a secção Organização os artigos dos membros do Comité Central Tiago Vieira e Miguel Soares, intitulados «O Partido, o reforço orgânico e as eleições legislativas – experiências do distrito de Aveiro» e «Organizar, Intervir, unir – intelectuais no combate do povo».
António José Rodrigues, também do CC, reflecte sobre o 25 de Novembro de 1975, enquanto a dirigente da JCP Sofia Lisboa escreve sobre a realidade actual do associativismo juvenil. Domingos Abrantes destaca a chamada concertação social como um «instrumento da recuperação capitalista».
A professora universitária Carina Infante do Carmo lembra os 100 anos da revista Orpheu e Jorge Rezende evoca o centenário da Teoria da Relatividade, traçando um «breve perfil científico e político de Einstein». Na secção Economia, José Alberto Lourenço aborda as obras de António Avelãs Nunes sobre o euro e a União Europeia recentemente editadas pela Página a Página. Carlos Lopes Pereira destaca as lutas dos povos africanos pela emancipação social.
Os resultados das eleições legislativas, o comunicado do Comité Central de 6 de Outubro e o índice classificado dos artigos publicados em 2015 completam a edição.